2010 - Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Objectivos específicos

O projecto "Olha para a Pobreza com Olhos de Ver" insere-se no assinalar do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social 2010 e é organizado pela Rede Europeia Anti- Pobreza e pelo Instituto da Segurança Social, I. P. em parceria com os Municípios de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, além do Cine Clube de Viseu e do Instituto Português da Juventude. Abrange 13 dos 14 concelhos da região Dão Lafões, tendo como principais premissas a preocupação pela abrangência territorial e o estímulo à participação de todos. Os municípios participam através das suas redes sociais, sendo que a opção por recorrer directamente a elas se deve ao facto de as mesmas abrangerem em si a maioria das Juntas de Freguesia e instituições sociais ao nível concelhio.

É neste projecto feita uma aposta na componente visual, na visualização da pobreza e exclusão social de forma mais profunda, além das aparências. Consideramos que para isso é necessário contar com a intervenção de todos, nomeadamente técnicos, dirigentes e cidadãos, mas com uma nota especial para as pessoas que atravessam situações de vulnerabilidade social, a quem na maioria das ocasiões não é dada voz nem oportunidades reais de intervenção.

Deste modo, realiza-se ao longo do ano 2010 um concurso dirigido a IPSS, escolas, Juntas de Freguesia e todos os cidadãos que, apesar de não fazerem parte de nenhuma instituição nem nenhuma entidade colectiva, queiram reunir um grupo composto por pessoas em situação de pobreza e exclusão social. O referido concurso tem 3 eixos fundamentais: a expressão escrita, a expressão musical e a expressão plástica. A inscrição pode ser feita em qualquer uma das áreas. Visa atribuir e/ ou reforçar as capacidades artísticas das pessoas, estimulando a criatividade e a inovação por parte destas, e, sobretudo, não vincando a carga dramática que normalmente está associada às situações de pobreza e exclusão social. Pretende-se motivar as pessoas e, embora sabendo-se que não se muda a vida de um momento para o outro, haverá seguramente maiores probabilidades de o conseguir encarando o futuro com optimismo.

Os melhores trabalhos entregues em cada área serão apresentados aquando do Seminário de Encerramento do ano, a realizar no dia 9 de Dezembro de 2010 no Instituto Português da Juventude, efectuando-se em simultâneo uma exposição com todos os trabalhos para consulta de quem os quiser ver. O Seminário inverterá a pirâmide que normalmente existe em eventos desse tipo- será apresentado pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social a técnicos e dirigentes e não o contrário.

Consideramos importante a participação de todos, destacando que o mais importante não é ganhar mas participar, significando isto uma oportunidade de mostrar atributos que todos nós temos mas que muitas vezes ficam fechados nas paredes das nossas casas ou das nossas instituições. Pretendemos uma partilha dos mesmos, proporcionando a possibilidade de interacção com outras pessoas pertencentes aos vários concelhos da região.

Email

aecpes.dao@reapn.org



23 Jun    >    30 Set

Concurso sobre pobreza e exclusão social


Núcleo: Viseu Campanhas mais info

Página inicial   ·   Adicionar aos favoritos
desenvolvido por Bizview - Sistemas e Comunicação